NutriçãoNutrição e dietética integrado ao ensino médio

Eixo tecnológico: ambiente e saúde

Duração do curso: 3 anos

 O técnico em nutrição e dietética é o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições.

Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.

 

Mercado de trabalho

Restaurantes industriais, comerciais e hospitalares, redes de fast food, hotéis, creches, escolas, supermercados, padarias, clínicas e asilos, SPA, unidades básicas de saúde, indústrias de alimentos (serviço de atendimento ao consumidor (SAC)).

 

Dos princípios fundamentais – segundo a resolução CFN nº. 333/2004 

  • o técnico em nutrição e dietética deve ter como princípio básico de sua atuação o bem-estar do indivíduo e da coletividade, empenhando-se na promoção da saúde, cumprindo e fazendo cumprir a legislação, normas e preceitos referentes à saúde.
  • o técnico em nutrição e dietética dever estar, continuamente, atualizando e ampliando seus conhecimentos técnicos e científicos, visando ao bem público e à efetiva prestação de serviços aos indivíduos e à coletividade.
  • o técnico em nutrição e dietética deve agir de modo criterioso e transformador, considerando os padrões socioculturais do meio em que estiver atuando, observando a legislação e respeitando os direitos do indivíduo, sendo-lhe vedada a prática de discriminação de qualquer natureza.
  • o técnico em nutrição e dietética deve pautar a sua atuação profissional na análise crítica da realidade política, social e econômica do país, tendo por princípio básico o bem estar da coletividade, cumprindo e fazendo cumprir a legislação, normas e preceitos sanitários em vigor.

 

Juramento do técnico em nutrição e dietética

“Prometo exercer com lealdade e dedicação as funções de técnico em Nutrição e dietética, respeitando em qualquer circunstância a ética Profissional, em benefício da saúde do homem, sem discriminação de qualquer natureza”.